top of page

Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo

Estudos em Planejamento Urbano e Regional

Estudos de Impacto de Vizinhança

Planos Diretores Participativos

Geoprocessamento

Arquitetura Bioclimática e Sustentável

​

O Mundo Moderno requer cada vez mais a racionalização no projeto de elaboração e gerenciamento em Arquitetura e Urbanismo com foco na utilizaçãõ de princípios considerados sustentáveis.

Vimos com a proposta de desenvolvimento de projetos de Arquitetura que adotam de tais princípios no intuito de se promover uma melhor utilização dos recursos naturais, com o foco na racionalização desses recursos através da proposição de um novo modelo de se projetar e se construir nas nossas cidades, promovem uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes. A utilização dos princípios bioclimáticos visam a promoção de uma sustentabilidade urbana e ambiental, integração com a natureza adotando-se meios de se promover uma maior eficiência energética, assim como melhor utilização da água e reaproveitamento dos resíduos sólidos e líquidos, seja por meio da reciclagem ou com o reuso da água proveniente deesgotos (água cinza).

​

Ao longo das semanas iremos abordar como este princípios bioclimáticos poderão ser utilizados na elaboração de projetos cada vez mais eficientes, na promoção desta melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Smart City:

​

Desenvolvendo Cidades Inteligentes

​

Novos conceitos no desenvolvimento de nossas cidades estão sendo discutidos no intuito de se promover novas tecnologias. A associação dos conceitos de cidade com essas novas tecnologias fazem com que surgem novos processos possibilitando uma maior integração entre as diversas funcionalidades das nossas cidades. Transportes públicos mais eficientes, sustentabilidade ambiental, diminuição dos fluxos desnecessários que geram deseconomias no processo de conexão entre as pessoas, as coisas (mercadorias) e o trabalho. O uso da chamada inteligência artificial, com a utilização de sensores, seja interligado ao sistema viário que possibilita desde uma sincronização de um semáforo, até a possibilidade de integração de sistemas de transportes como o uso de bicicletas compartilhadas ou mesmo através de sistemas de carona também compartilhados. A implantação de uma infraestrutura também inteligente com maior racionalização dos recursos naturais como a água, eficiência energética, reaproveitamento dos resíduos, seja através da reciclagem de materiais inorgânicos, ou compostagem dos materiais orgânicos, sistemas eficientes de monitoramento de problemas infraestruturais que possibilitam uma rápida atuação por parte do concessionário do serviço, possibilitando uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes, seja de uma grande cidade ou das pequenas e médias cidades.

​

Em breve novas discussões...

bottom of page